Google

Características importantes para um empreendedor

em:17 de setembro de 2012

Muitos pensam que empreendedor é apenas aquele que abre seu próprio negócio, mas acredito mais que seja um conjunto de características que alguns profissionais buscam ao longo da sua carreira. Abaixo listei alguns pontos que considero importante para uma carreira profissional:

Encontre sua paixão
Fazer aquilo que gosta é especialmente importante no quesito trabalho, considerando que uma pessoa trabalha em média 8 horas por dia, significa quase 1/3 do seu tempo, portanto, não será interessante desperdiçar fazendo algo que não é interessante. Se não está satisfeito com seu trabalho procure conversar com as pessoas para mudar de atividade, melhorar o trabalho que está sendo desenvolvido no momento ou caso não tenha jeito procure outro emprego ou inicie sua própria empresa(tudo com muita cautela e estudo), o que não vale é guardar os problemas e se acomodar com eles, não espere que as pessoas venham até você para resolvê-los.

Resiliência
Segundo a wikipedia temos a definição “A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico”. Saber superar as dificuldades não é algo tão simples, esteja preparado para acordar todo dia com tudo para dar errado, sabendo que sempre terá que ser trabalhado para que as coisas ocorram da maneira correta.

O caminho para o sucesso não é tão simples
Esperamos sempre estar progredindo ao longo do tempo, mas a realidade mostra que o caminho para o sucesso não é tão simples nem se acerta de primeira sempre. A maioria dos empreendedores quebraram suas primeiras empresas e aprenderam as lições para que nas próximas os erros fossem cada vez menores. No Brasil particularmente, lidar publicamente com o fracasso não é algo comum, quando escrevi sobre o fracasso na primeira empresa que tentei abrir algumas pessoas parabenizaram pelo texto, isso é estranho pois deveria ser uma prática comum compartilhar os aprendizados.

Buscar sempre o aprendizado
Um dos pontos mais importantes é sempre buscar o aprendizado, a partir do momento que você se acomoda e não busca mais conhecimento está fadado a ser um profissional ultrapassado, isso serve para qualquer área e é mais crítico o quão mais próximo das novas tecnologias você esteja inserido. Procure se atualizar, ler livros da área, participar de palestras e eventos que somem na sua carreira profissional, nesse link por exemplo você pode conferir os Cursos em São Paulo para se atualizar. As novas ferramentas e sites facilitam bastante o acesso ao conhecimento, temos cursos, acervo de palestras nos sites de videos, basta correr atrás..