Google

Lições aprendidas para o trabalho e para a vida

em:15 de junho de 2012

Leia esse post com calma e tempo e se você está sem tempo pra ler ele é porque alguma coisa já está errada. Leia para refletir

Após trabalhar um bocado aprendi algumas lições que gostaria de compartilhar com vocês. Sobre a pressão lembro bem de uma frase do meu orientador da faculdade “Os diamantes só saem sob pressão” e acredito que esse seja um dos grande motivos de sucesso do Centro de Informática na UFPE, porém uma pressão aplicada de forma correta. Além dessa lição ele também me ensinou que não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, na época havia conseguido uma bolsa de mestrado e estava bem no trabalho, mas meu orientador foi bastante duro colocando que eu haveria que escolher entre o mestrado e o mercado de  trabalho. Escolhi o mercado de trabalho e hoje agradeço a ele por conta disso. Além disso aprendi outras coisas:

Seja duro com as pessoas quando for necessário
As vezes as pessoas só aprendem assim

Você não vai conseguir fazer todas as coisas bem, se contente com isso
Encontre o que você realmente gosta de fazer e faça com toda paixão que puder, alguns dizem que é necessário 10.000 horas para fazer algo muito bem. Sei que não é fácil encontrar o que gosta de fazer, daria o mesmo conselho do Jobs, siga seu coração.

Faça atividades diversas
Fazer sempre a mesma coisa é muito chato e entediante, acaba virando algo que um computador pode fazer. Mas as atividades diversas devem ser encaradas como hobbies e diversão, elas devem ser sua válvula de escape.

Saiba lidar com cada tipo de pessoa e potencialize o melhor de cada uma delas
Nem todo mundo trabalha como você nem tem as mesmas habilidades que você, cada um tem uma influência cultural diferente, modo de pensar diferente. Saiba observar bem as pessoas para alocar nas atividades corretas.

Aprenda com um filtro com os mais experientes
Se você quer aprender algo, converse com alguém experiente em algo que você quer aprender e sempre sempre saiba filtrar o que for importante.

Não acumule problemas na sua cabeça
Você vai acabar ficando sem dormir, converse com as pessoas e descubra quem pode resolver o problema. Se o problema não é seu não se preocupe, no máximo aconselhe a pessoa, as vezes queremos ajudar por boa vontade mas acabamos nos prejudicando, veja até que ponto vale a pena, não da pra ajudar todo mundo ao mesmo tempo.

Cuide bem da sua saúde e das pessoas mais próximas, elas são as que te influenciam mais, em todos os aspectos.

Aprenda todo dia
“Só sei que nada sei” é uma das frases mais sábias. Também lembro muito bem da minha primeira aula na faculdade com Silvio Meira: “O importante é aprender a aprender” também serei grato não só por essa lição mas também por conta do trabalho que ele e outras pessoas fizeram aqui em Recife no mercado de TI. Esse trabalho me fez decidir estudar e trabalhar em Recife, cidade onde nasci.

Empreendedores digitais leiam Pedro Sorren, Bel Pesce, Saia do Lugar, Yuri Gitahy, Man in the Arena(estou colocando aqui no blog) e Silvio Meira. Dos conteúdos em português que acompanho são os melhores, em inglês ainda está meio bagunçado, preciso arrumar e depois passo pra vocês.

Após essas lições, passei a adotar um estilo de vida um pouco diferente, que é um pouco parecido com o que o Pedro Sorren colocou no blog dele:
Viva bem e 1% melhor a cada dia

Colaboração é algo importante e não tenha vergonha de copiar o que for bom.