Google

Análise do mercado digital em 2012

em:6 de junho de 2012

O relatório da KPCB, Kleiner Perkins Caufield Byers, foi publicado nesse último mês de maio com uma compilação de dados referentes à Internet. Abaixo retirei alguns dados interessantes para serem analisados:

Em 2011 já passamos de 2.3B de usuários conectados à Internet, nos EUA o percentual de penetração da população com acesso chega é de 79%. O Brasil ainda não está entre os top 10, o que mostra que estamos atrasados já que somos o 5º país em termos de população:

Partindo pro mercado de mobilidade estamos vendo claramente que estamos entrando numa era pós-PC, isso não sou eu quem estou falando, já foi colocado tanto no TechCrunch, como por Silvio Meira. Somos seres em movimento e não faz mais sentido o modelo de computador parado em casa ou no escritório, precisamos de computação a qualquer momento, em qualquer lugar e a qualquer hora. Os números de venda cada vez maiores do iPod, iPhone e iPad são uma prova dessa necessidade e que estamos construindo uma infraestrutura de acesso a Internet(wi-fi, 3G, 4G pra alguns) que possibilita mobilidade.

Outra comprovação da indústria pós-PC é o crescimento do tráfego a partir de dispositivos móveis, que já ultrapassou os 10%:

Na Índia esse cenário é ainda mais radical, com o mobile ultrapassando o desktop:

Não apenas a indústria de PC está se re-imaginando, a indústria baseada em conteúdo, como jornais, locadoras, musical vem sofrendo profundas modificações por conta da tecnologia:

Outros vários exemplos de transformação podem ser encontrados no relatório completo que pode ser baixado no próprio site da KPCB.

Ficam sempre as perguntas importantes: o seu negócio será afetado por alguma dessas transformações? como? positivamente? como se re-imaginar nesse novo cenário? eu posso criar um novo negócio que irá transformar o meu segmento ou algum outro segmento?